Masterclass

Look Cinematográfico e produção multicâmara

Utilização prática da Sony FX9 em diversos ambientes

6 de Fevereiro, 11h00/12h30 e 16h00/17h30

A Digital Azul em parceria com a Sony Portugal, e a Blue Online – revendedor autorizado Sony – convida-o a assistir a uma apresentação hands-on das funcionalidades da nova câmara FX9 da Sony,  através de vários exemplos práticos nos nossos estúdios, em duas sessões, de manhã, ou de tarde.

6 FEVEREIRO, 11h-12h30 e 16h-17h30

Rua Vieira Lusitano, 10A, Campolide, Lisboa

(lugares limitados)

As novas capacidades técnicas da Sony FX9, que permitem aceder a um novo patamar criativo, serão apresentadas num contexto de cinematografia digital, abrangendo a publicidade, o documentário e o multicâmara. Este evento será conduzido por João Tocha e por Juanjo Ordorika e Pedro Santana, directores de fotografia da Digital Azul e destina-se a realizadores, directores de fotografia e profissionais de imagem. Serão apresentadas várias configurações de iluminação, num cenário com figurantes, para poder testar as novas valências desta câmara. Na sala de grading da Digital Azul estará presente o colorista Nuno Garcia – para poder explorar a máxima capacidade de imagem e cor da Sony FX9. 

SENSOR FULL FRAME 6K

Obtenha belas imagens em 4K graças à liberdade criativa oferecida pela super amostragem do sensor de quadro completo – full frame – de alta resolução. Capture até os mínimos detalhes da cena com baixa profundidade de campo e um extraordinário efeito de desfoque com um verdadeiro acabamento cinematográfico.

« (…) o seu sensor full frame dá-nos uma visão diferente do mundo – o mundo parece maior e mais vivo com um campo de profundidade maior, que nos transmite uma sensação mais tridimensional e consequentemente, real. Ver o mundo com todas as suas cores, a pele e as faces a ganharem vida, foi o que realmente me emocionou e é algo que gosto muito nesta câmara (…) » Olan Collardy, DOP.

LOOK CINEMATOGRÁFICO

Os mais de 15 Stops de alcance dinâmico (dynamic range) e o dual base ISO permitem capturar todas as nuances, desde os subtis detalhes de sombra até luzes espelhadas, numa paleta de cores completa.

« (…) Outro factor que me impressionou foi a forma que esta câmara tem de traduzir a cor em geral. Nós tínhamos muitos cenários para filmar em condições de baixa iluminação e ainda assim a cor e os tons de pele ficaram muito bem. Não ficaram “pastosos”, como acontece com algumas câmaras quando filmamos muito próximo da pele em condições de baixa luz. Estou muito feliz com esta característica da FX9 (…) » Olan Collardy, DOP.

AUTO FOCUS RÁPIDO

Persiga o objecto da sua filmagem em movimento rápido com excelente foco sem qualquer problema, mesmo ao usar as configurações de abertura de lente grande angular para manter uma baixa profundidade de campo com o sensor full frame. O foco automático híbrido rápido combina o foco automático com a detecção de fase para obter um rastreamento rápido e preciso do assunto com o foco automático por contraste para obter uma precisão excepcional do foco.

« (…) Eu acho que o auto focus nas câmaras é algo que todos os Directores de Fotografia desconfiam, ou simplesmente acham que nunca será tão perfeito como o conseguido humanamente. Mas depois do que vi hoje, acho que este auto focus é realmente orgânico e muito similar à experiência humana. Um aspecto muito bom do auto focus é o facto de podermos introduzir os nossos próprios parâmetros, de forma a definir o tempo de resposta do foco, para parecer o mais orgânico possível, em vez de parecer mecânico (…) » Olan Collardy, DOP.

Esta apresentação vai contar com a participação da Sincolour – Caracterização e Maquilhagem – a qual irá abordar alguns tópicos sobre maquilhagem para alta definição e 4K e com a participação da DXL Models – Agência de Modelos – que fornecerá os modelos/figurantes que serão filmados durante este evento.

Logos DXL & Sincolour
(lugares limitados)